2 de setembro de 2009

Flávio Steffli Jr dá dicas de economia!

Fala aí galera! Então, vou contar um pouquinho de como fiz para economizar e me manter até hoje. Entre algumas táticas que usei duas foram as que mais deram resultado.

Desde cedo tive que controlar minhas finanças. Logo nos primeiros empregos tive que abrir uma conta bancária. Era um conta/poupança. A partir daí tracei uma meta: Todo o dinheiro que sobrasse das contas que eu tinha para pagar eu direcionava para a poupança, e lidava com esse dinheiro como “inexistente”. Ou seja, só usaria para fazer algum investimento ou comprar algo que eu quisesse muito, mas era proibido de usar para coisas pequenas, baladas ou regalias. Isso exige um grande autocontrole, mas sempre me deu retornos muito positivos.

A outra maneira que utilizei para economizar, tanto no Brasil quanto nas minhas viagens para o exterior foi aprender a fazer as obrigações da casa. Os gastos com restaurantes, lavanderias e empregada doméstica são altíssimos. Aprendendo a cozinhar, lavar roupas e fazer faxina deixei de gastar muito e pude utilizar a grana para outras finalidades como: viajar, estudar ou fazer compras.

É isso aí. Cuidem bem do seu dinheiro. E lembrem-se: gastar é muito mais fácil do que ganhar.

Boa saúde financeira!

Flávio Steffli Jr.