1 de julho de 2010

Food Films

por Veronica Schneider, redação ONNE

Sabor da Paixão (2000)

Além de falar sobre a arte culinária, o filme traz Penélope Cruz e Murilo Benício, como seu par, numa produção da Fox gravada no Brasil. Penélope interpreta Isabella, uma jovem que vive em uma cidade da Bahia com Toninho (Murilo Benício) e tem o dom de aguçar o paladar e os sentidos de todos os clientes do restaurante de seu marido.
Enquanto seu talento fica escondido na cozinha, Toninho se apresenta no salão todas as noites, mostrando seu dom musical e seus encantos. Isabella decide, então, livrar-se do casamento e partir para São Francisco, nos Estados Unidos, para realizar seu sonho de tornar-se uma verdadeira e reconhecida chef de cozinha.

A Festa de Babette (1987)

Duas irmãs adolescentes, Martina e Philippa, vivem em um vilarejo na costa da Dinamarca com o pai, um devoto pastor protestante que prega a salvação através da renúncia. Assim, as meninas sacrificam sua juventude e continuam mantendo os ensinamentos do pai entre os habitantes, mesmo depois de sua morte. Em uma noite de 1871, Babette, uma parisiense refugiada da guerra civil na França, bate à porta das irmãs pedindo trabalho e é contratada como faxineira e cozinheira. 
Logo, a cozinheira tenta mudar a vida das irmãs e da cidade, então, oferece um banquete francês aos habitantes, mas isso escandaliza os moradores mais velhos do lugar. Assim, Babette começa a apavorar a cidade que se rende aos talentos da francesa. O filme rendeu ao diretor Gabriel Axel o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, em 1988. 



Sem Reservas (2007)

Um remake do alemão Simplesmente Martha, Sem reservas é estrelado por Catherine Zeta-Jones (Kate) e Aaron Eckhart (Nick Palmer). O filme é uma deliciosa história de amor que começa na cozinha, mas não é o caso de “conquista pelo estômago”, já que os dois, Nick e Kate, são grandes cozinheiros.
Chef de um sofisticado restaurante de Manhattan, Kate leva seu trabalho com muita seriedade. Já Nick é contratado para o mesmo lugar como subchef e Kate é obrigada a conviver com uma pessoa completamente diferente. O animado especialista em culinária italiana tenta alegrar a todos na cozinha e gosta de ouvir ópera enquanto trabalha. No final das contas, Kate acaba se rendendo aos encantos de seu novo parceiro.
  














Ratatouille (2007)

Qualquer um pode cozinhar! Essa é a maior lição dessa linda história da Pixar, que acontece em torno da vida de Remy, um rato que vive em Paris e sonha em se tornar um grande chef, e Linguini, o ajudante de cozinha do Gusteau’s, restaurante do falecido August Gusteau, herói culinário de Remy. Um dia, o ratinho percebe que o esgoto em que mora é exatamente embaixo do restaurante e decidi vistar a cozinha do lugar.
Assim, conhece Linguini e resolve ajudar o garoto, que não sabe cozinhar, a manter seu emprego. Os dois viram parceiros e Remy fica escondido sob o chapéu de Linguini, indicando os ingredientes que ele deve pegar. Ramy prepara verdadeiras delícias, mas quem teria coragem de comer pratos preparados por um rato?


O Amor Está na Mesa (1998)

Assim como o ratinho Remy de Ratatouille, o personagem de O amor está na mesa, interpretado por Jason Lee, também precisará conquistar os críticos gastronômicos para reerguer um conceituado restaurante endividado.
O personagem é Loren, um jovem cozinheiro que serve pratos requintados na Marinha americana, mas é expulso de lá depois de discutir com um dos oficiais. Assim, Loren vende sua moto e vai tentar a carreira na França, conquistando a vaga de chef em um dos mais badalados restaurante, comandado pelo chef Louis Boyer e sua filha, por quem Loren se apaixona.

A Fantástica Fábrica de Chocolate (1971/2005)

Para as crianças de hoje em dia Willy Wonka é interpratado pela assustadora imagem de Jhonny Depp. Na verdade, a versão de 2005 é apenas um remake do filme orignal lançado em 1971. O que importa é que as duas versões têm o mesmo enredo, que deixa qualquer um com vontade de comer um dos chocolater Wonka.
Mas, o sortudo da história é Charlie Bucket, um menino pobre, que acha um dos cobiçados "bilhetes dourados" que dá o direito vitalício aos deliciosos chocolates, além de poder conhecer a misteriosa fábrica Wonka. Assim, ele e mais quatro crianças começam uma aventura pelo local. O anfitrião, ao mesmo tempo que faz as crianças matarem seus desejos, as faz pagarem um preço por isso.















Julie & Julia (2009)

Baseado em duas histórias reais, o filme intercala a vida de duas mulheres: Julia Child (Meryl Streep) e Julie Powell (Amy Adams). Julia é uma americana que vai para Paris por conta do trabalho de seu marido, Paul (Stanley Tucci). Em uma cidade nova, ela busca algo para passar o tempo e acaba se interessando por culinária e ganhando um programa de TV sobre o assunto.
Cinquenta anos depois, Julie, que está prestes a completar 30 anos, se vê frustrada com a vida que leva. Em busca de um novo objetivo, ela resolve passar um ano cozinhando as 524 receitas do livro que Julia Child escreveu, Mastering the Art of French Cooking, criando um blog para relatar suas experiências culinárias.