27 de junho de 2011


Texto de:  Thaís Pontes

Assistir à série “Lie to Me”, exibida aqui no Brasil pelo canal a cabo Fox, aguça cada vez mais a minha curiosidade sobre linguagem corporal. Na série, o protagonista é um especialista em detectar mentirosos a partir de sinais de dissimulação. Teoricamente, quando mentimos, contrariamos o nosso próprio cérebro e essa contradição faz com que nosso corpo dê sinais de ansiedade.

Vamos a algumas dicas para descobrir se ele está mentindo por meio da análise dos sinais da linguagem corporal dele:

• O mentiroso tende a levar a mão ao rosto enquanto fala: ele pode passar os dedos nos lábios, coçar o nariz, apertar as bochechas. Levar a mão tentando encobrir parte da boca, de onde a mentira acabara de sair, é o gesto mais comum do mentiroso.
 

• Os silêncios são incômodos para os mentirosos. Então, é possível que ele coloque mais detalhes do que o necessário na história para tentar torná-la mais convincente e evitar esses momentos de silêncio.
 

• O mentiroso tende a responder utilizando as mesmas palavras da pergunta, por exemplo:
-Você estava jogando bola?
-Sim, eu estava jogando bola.
Ele podia responder apenas “estava”, mas não. Na tentativa de enrolar a vítima, o "filho da mãe" tende a ser prolixo.
 

• Quando está mentido, a pessoa tende a ficar retraída, com os braços encolhidos.
 

• A menos que seja um ótimo ator, o mentiroso costuma se atrapalhar com as demonstrações de emoção. É possível que ele esteja contando uma coisa engraçada agora e esboce o riso só depois. O mesmo pode acontecer em casos de espanto, raiva…
 

• O mentiroso evita olhar nos olhos do interlocutor ao contar a mentira.
 

• Se ele estiver mentido, ficará visivelmente mais relaxado se você mudar de assunto subitamente. Se estiver falando a verdade, tende a insistir um pouco mais naquele assunto, sem entender o por quê da mudança brusca.

A partir de agora, evite fazer perguntas importantes via telefone ou messenger, já que fica muito mais fácil mentir por esses meios.
Esse post foi baseado no livro Desvendando os Segredos da Linguagem Corporal, de Allan Pease e Barbara Pease