24 de junho de 2013

PROJETO DE REFORMA POLÍTICA

"O movimento que mobilizou a aprovação da Lei da Ficha Limpa lançou hoje uma proposta de reforma política. Eu achei a proposta boa (link abaixo): proibição de financiamento eleitoral por empresas, voto em lista em dois turnos (reforçando o aspecto programático dos partidos e dando a oportunidade do eleitor escolher os candidatos). Acho que temos que lutar para aprova-la. 
Mas eu fico com a sensação de que aprovar essa proposta faz o Brasil ser uma boa democracia do século XX e acho que a tomada das ruas abre as portas para que sejamos a primeira democracia do século XXI. 
É como se a proposta representasse uma necessária atualização do software, mas chegou a hora de trocar de sistema operacional...
Temos que construir uma democracia que utilize a força da internet - e das redes que ela cria - para dar poder real às mobilizações. 
Consultas publicas colaborativas sobre legislação, politicas publicas e orçamento. Iniciativa popular online como poder de proposição de leis, mas também de pedir urgência constitucional. Referendos mais frequentes. Tudo isso se integrando com o sistema representativo e de separação de poderes que temos hoje. Enfim, ha muito o que se pensar se quisermos ser verdadeiramente ambiciosos com relação ao nosso futuro." 
Pedro Abramovay
Leia o projeto acessando o link: