14 de junho de 2013

Sobre a Polícia despreparada.


Policiais despreparados e desamparados! Os mesmos que praticam a violência contam seus trocados para viver (com seus salários de policiais vergonhosos)!

Descontam sua ira, seu sofrimento, sua dor causando mais dor a sua volta! No nosso estado o símbolo da Polícia Militar é Quíron, que na mitologia grega é o símbolo do curador ferido. Muito pertinente!! Quíron possui uma ferida incurável e por isso se dispõe a proteger e cuidar de feridos, no entanto a 'sombra' de Quíron (sombra, conceito Junguiano) ou seja, aquilo que está oculto ou adoecido, é, ao invés de curar feridas, causar nos outros a mesma ferida que possui.

Trabalho há anos com policiais militares, conheço seus dramas, sua violência, suas dores. Muitos profissionais honram sua profissão, outros são engolidos pelo sistema e pela violência a que estão expostos diariamente. O fato de todos os dias presenciar a dor, a violência e a morte é perturbador e muitos não resistem. Um processo que chamo de dessensibilização ocorre e a partir dai a prática da violência indiscriminada toma conta.

Os babacas que acham que 'policial tem que descer o cacete' ou 'bandido bom é bandido morto' não consegue entender que esses homens não são mágicos, que bater e matar tem um preço psíquico alto (depressão, alcoolismo, violência dentro de casa com seus familiares, suicídio) Não dá para o policial viver encharcado de violência e depois, quando encontrar um 'menino de família' agir e abordar com delicadeza. São humanos, são um só, a violência cola, gruda e cega. A violência será sempre indiscriminada.

Exigir portanto uma polícia preparada é exigir que esses policiais sejam bem treinados, respeitados e 'cuidados'. Os policiais são bode expiatórios sociais de um Estado que está se lixando pra eles!! Quantos polícias atendi por 'acidente de trabalho' ganhando uma miséria! O auto índice de suicídio, alcoolismo na PM demonstra o desamparo desses profissionais.

Um paciente uma vez me disse: não somos preparados para pensar, apenas para cumprir ordens. Pensem, pensem, acordem!!

Um polícia preparada significa um policial cuidado!!

Exigir policiais preparados é também respeitar e valorizar a profissão.

Se ao menos eles se dessem conta disso...
Andréa Beheregaray