11 de julho de 2013

Conheça as 20 bibliotecas mais bonitas do cinema e da TV

Você que vai ao sebo todos os dias e não tem mais espaços em casa para guardar os milhares de livros que compra todo mês, ter sua própria biblioteca não seria nada mau, não é? Que tal então já ir se preparando e pegando algumas ideias com as bibliotecas mais legais do mundo da ficção?
Começada por uma discussão sobre qual era a melhor, na série de TV britânica Doctor Who, o site Flavorwire criou uma lista com as 20 mais bonitas e desejáveis bibliotecas do cinema e da televisão. Tem para todos os gostos: grandes, pequenas, novas, empoeiradas, brilhantes e esquisitas.
1. A bilbioteca de Os Fantásticos Livros Voadores do Sr. Morris Lessmore (The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore), vencedor do Oscar de Melhor Curta de Animação de 2012, é, assim como o curta em sí, uma verdadeira homenagem à literatura.
2. A biblioteca no paraíso de Amor além da Vida (What Dreams May Come).
3. A esplêndida biblioteca caseira do musical Alta Sociedade (High Society), filme estadunidense de 1956, que conta com a participação de Grace Kelly e Frank Sinatra.
4. O telhado da biblioteca em A Cor da Romã (The Color of Pomegranates),filme de 1968, que conta a história do poeta armênio Sayat Nova.
5. A biblioteca da Fera, do clássico da Disney A Bela e a Fera (Beauty and the Beast), de 1991.
6. A biblioteca do Congresso em Todos os Homens do Presidente (All the President’s Men), de 1974, no qual dois jornalistas investigam o escândalo de Watergate nos EUA.
7. É claro que ela não podia faltar – A biblioteca de Hogwarts, da série Harry Potter. O lugar existe na vida real e se chama Biblioteca Bodleiana (Duke Humfrey’s Library Room), principal biblioteca de pesquisa da Universidade de Oxford, na Inglaterra.
8. A Biblioteca (do tamanho do planeta) da série de ficção científica britânica Doctor Who.
9. Outra biblioteca do universo Doctor Who.
10. A mais famosa de todas: Biblioteca de Alexandria, recriada na série de ficção, de Carl Sagan, Cosmos.
11. A sua escola tem uma biblioteca assim? Porque a da cidade de Sunnydale, da série americana Buffy, a Caça-Vampiros, tem!
12. A biblioteca-labirinto e o Scriptorium, do filme baseado no livro de Humberto Eco, O Nome da Rosa (The Name of the Rose), de 1986.
13. A biblioteca do Professor Henry Higgins, da comédia musical americana Minha Bela Dama (My Fair Lady), de 1964.

14. Mais uma vez a Biblioteca de Alexandria, dessa vez do filme Alexandria (Ágora), produção espanhola estrelada por Rachel Weisz, de 2009.
15. A linda biblioteca (e bibliotecária) de Vendedor de Ilusões (The Musican Man), outro filme estadunidense do gênero musical comédia, de 1962.
16. A biblioteca de William Parrish (Anthony Hopkins), de Encontro Marcado (Meet Joe Black), de 1998.
17. A biblioteca da escola do Clube dos Cinco (The Breakfast Club). Nada mal passar um sábado de detenção nela, não é?
18. A brilhante e moderna biblioteca de Asas do desejo (Der Himmel über Berlin), drama franco-alemão ocidental, de 1987.
19. A Biblioteca Pública de Nova Iorque já apareceu em vários filmes e séries de TV. Porém, em O dia depois de amanhã (The Day After Tomorrow), não é ideal visitá-la.
20. A coleção pessoal de Margot Tenenbaum, de Os excêntricos Tenenbauns (The Royal Tenenbaums),clássico de Wes Anderson, de 2001.
Bônus – Uma biblioteca que não fica de fora da minha lista é a da BPDP (Bureau de Pesquisas e Defesa Paranormal), da série Hellboy.
Revisado por Iêda Ágnes.
LiteraTortura