6 de agosto de 2013

"NEW retoma atividades pós-férias letivas e nova etapa já desperta expectativas positivas!"

Motivados pelo tema “a internet a serviço da sociedade”, alunos regulares conscientes da importância da cidadania e sua conexão com o Direito; egressos dispostos a compartilhar de modo voluntário o saber com a comunidade e; professores dinâmicos, capazes de tornar o que é norma e código acessível, aproximam cidadãos – entre eles, do Direito e de seu potencial social. Produzem cientificamente com base em problemas reais, propondo ideias viáveis com vistas na solução e, efetiva e colaborativamente, agem em prol desse recurso.


Tudo isso no Núcleo Experimental de Webcidadania da Faculdade de Direito de Santa Maria (FADISMA), no qual uma das principais bases é sitewww.nossasm.com.br, com o intuito de pensar local e agir global, além de uma perspectiva de construção coletiva do futuro. São mapeadas aí informações acerca dos maiores gargalos, anseios da população e potencialidades do município onde a Faculdade está inserida.

Depois de um estágio base, realizado antes das férias de inverno, os alunos, professores e egressos aprovados por edital para participação no programa, estão quase prontos para os encontros focais que vão efetivamente refletir e trazer soluções para o município nos mais diversos segmentos, usando o Direito como objeto-chave.

Eles tiveram sensibilizações acerca do conceito, evolução e importância das redes sociais; tiveram acesso a relatos e impressões em torno da webcidadania, Ciberdemocracia, Movimentos Sociais e Ativismo; contaram com uma oficina de desinibição e, em breve serão sensibilizados a partir da Comunicação Não-Violenta e do Português Jurídico.


Semanalmente os seguintes segmentos serão reunidos:

1. A Educação Jurídica no Contexto Local pelo Aspecto da Cultura. Esse grupo é gestionado pela professora Candisse Schirmer e pela egressa Gianna Tólio Flores.

2. A Educação Jurídica, o Panorama Local e o Potencial de Inclusão a partir de Práticas Criativas e Inovadoras por meio do Lazer, do Esporte e do Entretenimento. Esse grupo é gestionado pela professora Carolina Suptitz e pela egressa Bruna Moraes da Costa Weis.

3. A Educação Jurídica e o seu Papel em prol da Consciência Ambiental e Urbanística Local. Esse grupo é gestionado pela professora Marcelle Cardoso Louzada e pela egressa Graziela Nevez Pozzobon.

4. As potencialidades políticas de uma Santa Maria em Rede: Aproximando cidadãos do Direito. Esse grupo é gestionado pelo professor Wagner Pompéo e pelo egresso Bruno Andretta.

5. Dos Direitos Fundamentais às Políticas Públicas: A saúde, o seu contexto e situação local. Esse grupo é gestionado pela professora Viviane Coitinho e pela egressa Simone Brum.

6. Segurança com Cidadania: Uma perspectiva local na identificação de gargalos, na resolução e na prevenção de conflitos. Esse grupo é gestionado pela professora Olinda Barcellos e pelos egressos Gabriel Disconzi e Ykaraíma Caetano.

O projeto ainda contempla uma assessoria em propriedade intelectual que, academicamente, deverá discorrer sobre o Capital Intelectual local, o progresso e a perspectiva da transformação colaborativa. Essa assessoria é gestionada pela professora Luciana Mânica e contará com o apoio do egresso Ykaraíma Caetano. O trabalho auxiliará na segurança da plataforma.

Os coordenadores do projeto são os professores Andrewes Koltermann e Liana Merladete. Koltermann coloca que a partir do dia 14 esses eixos e sub-áreas estarão reunidos semanalmente com o foco em captação, reflexão e proposta de solução para problemas locais. “Vamos usar o nosso conhecimento para desmistificar o ativismo de sofá. De modo criativo e inovador, vamos interconectar Direito, Comunicação, Tecnologia da Informação e, especialmente, o conteúdo trabalhado pelos professores em sala de aula. Somos uma grande e promissora equipe. O talento de cada um compõe um todo único, que vai fazer a diferença. Podem apostar”, finaliza otimista.

Acompanhe o trabalho do núcleo e colabore com o blog e Revista Online. Em breve, mais informações sobre!

Coordenação de Comunicação da FADISMA
Liana Merladete
comunicacao@fadisma.com.br