7 de dezembro de 2013

Cinema, Vídeo Game e Música

Meu namorado eu conversávamos sobre Arte, lembrando que o cinema é a sétima arte, ele argumentou que os vídeo games deveriam ser considerados Arte, dando o exemplo do game Shadow of the colossus, já que tem toda uma produção complexa, de desenho, composição musical, efeitos e tudo o mais, assim como no cinema.
Eu que sou meio avessa a vídeo games, concordei sobre esse mas, lembrei que existem muitos jogos ruins.
Mas, também existem muitos filmes ruins.
São os erros da Arte.
E a Música, é uma das Artes, é a primeira, pensei então, quais são os erros da Música...? Conclusão: Sertanejo universitário, Funk, Hip Hop e Rap.

(Antes de continuar, para deixar claro, é uma análise generalizada, acredito que há, sim, exceções).

Não é basicamente uma conclusão preconceituosa, já explico antes que pensem que é preconceito. Pode-se chegar a essa conclusão analisando substancialmente esses gêneros musicais:
Só têm uns 2 acordes, é uma preguiça musical (sertanejo universitário), dos outros eu nem sei... 
A letra: ou fala de choradeira, bebedeira, dor de cotovelo, ego inflado, pegação, sexualidade, zueira, futilidade, sem falar na baixaria... 

Mas o hip hop e o rap:
Quando falam de problemas sociais, caso do hip hop e do rap, geralmente, não é uma letra que traz soluções ou novas perspectivas sobre a sociedade, simplesmente repercutem o problema, e de uma forma interna. Não acho que adiante muita coisa só fazer as pessoas pensarem sobre o problema, sob apenas um viés, e não trazerem outra visão para aquilo (mas dependendo, também vemos essa revolta sem solução no rock, mas nem vou falar do rock porque sou suspeita para falar de rock n'roll).
Mas existem exceções, é claro, pois muitas vezes o hip hop está envolvido em algum projeto social, o que eu acho interessante, leva crianças e jovens para a dança, etc.

Eu sempre preferi consumir informação útil, ou que traga algum bom sentimento, pelas músicas, músicas bem feitas, pensadas. Dificilmente vou gostar de músicas de "diversão por diversão", caso dos sertanejo universitário e funks, letras vazias, não trazem nada de bom, nada produtivo, não acrescenta nada, nenhuma reflexão, só incentiva a ignorância.
Então, para mim, minha opinião, esses são os "erros da primeira Arte, a Música".

Veja abaixo o jogo Shadows of the colossus: