11 de julho de 2014

Frases de Joaquim Maria Machado de Assis

"A vida sem luta é um mar morto no centro do organismo universal."


"Botas... as botas apertadas são uma das maiores venturas da terra, porque, fazendo doer os pés, dão azo ao prazer de as descalçar."

















"Cada qual sabe amar a seu modo; o modo, pouco importa; o essencial é que saiba amar."
Machado de Assis


"Deus, para a felicidade do homem, inventou a fé e o amor. O Diabo, invejoso, fez o homem confundir fé com religião e amor com casamento."
Machado de Assis

"Está morto: podemos elogiá-lo à vontade."

"Pensamentos valem e vivem pela observação exata ou nova, pela reflexão aguda ou profunda; não menos querem a originalidade, a simplicidade e a graça do dizer."
Machado de Assis



"A vida é cheia de obrigações que a gente cumpre por mais vontade que tenha de as infringir deslavadamente."

"Eu sinto a nostalgia da imoralidade."
Machado de Assis


"Eu não sou homem que recuse elogios. Amo-os; eles fazem bem à alma e até ao corpo. As melhores digestões da minha vida são as dos jantares em que sou brindado."
Machado de Assis

"As coisas valem pelas idéias que nos sugerem."

"Reúno em mim mesmo a teoria e a prática."


"Mulheres do topo da Árvore

As Melhores Mulheres pertencem aos homens mais atrevidos. Mulheres são como maçãs em árvores. As melhores estão no topo. Os homens não querem alcançar essas boas, porque eles têm medo de cair e se machucar. Preferem pegar as maçãs podres que ficam no chão, que não são boas como as do topo, mas são fáceis de se conseguir. Assim, as maçãs no
topo pensam que algo está errado com elas, quando na verdade, ELES estão errados... Elas têm que esperar um pouco mais para o homem certo chegar... aquele que é valente o bastante para escalar até o topo da árvore." 
Machado de Assis

"A arte de viver consiste em tirar o maior bem do maior mal."
Machado de Assis

"Defeitos não fazem mal, quando há vontade e poder de os corrigir."
Machado de Assis 

"É melhor, muito melhor, contentar-se com a realidade; se ela não é tão brilhante como os sonhos, tem pelo menos a vantagem de existir."
Machado de Assis