23 de julho de 2014

PESSOA OU OBJETO? ANIMAÇÃO PREMIADA QUESTIONA OS MODELOS DE TRABALHO ATUAIS

por Nômades Digitais
Já passou da hora de revermos os meios de trabalho, que se baseiam num modelo que não mais acompanha a evolução da sociedade e das grandes cidades. É hora de também refletir sobre a qualidade e condições de vida a que os trabalhadores estão sujeitos diariamente.
A animação El Empleo (“O Trabalho”), do argentino Santiago Bou Grasso e do estúdioOpusBou, foi lançada em 2008 para questionar e propor uma reflexão sobre as relações de trabalho atuais. Em 7 minutos, e sem precisar de diálogo, o curta retrata a cansativa rotina de milhões de pessoas.
Num mundo corporativo onde pessoas são meramente utilizadas como objetos, suscetíveis a constante substituição e consequentemente com medo disso, os funcionários são retratados no desenho através de um homem que diariamente busca ânimo para se levantar e seguir rumo às suas atividades cotidianas.
A animação de tema simples e melancólico conquistou mais de 100 prêmios internacionais com sua crítica ao sistema. Uma maneira legítima de demonstrar como podemos ser escravos das vontades alheias e como a falta de ação não gera reação alguma na busca por nossos objetivos,  até o fim de nossas vidas.
Assista abaixo e tire suas conclusões:

empleo5
empleo
empleo2
empleo4
empleo3