24 de julho de 2014

Por Sommelier Wine, "Que uva é esta?" Da Série Uvas - Pinot Noir

Delicada e elegante são dois adjetivos mundialmente utilizados para definir a Pinot Noir. Natural da Borgonha, essa uva possui casca fina. Saiba mais!
Somente alguns países obtiveram êxito no manejo dessa casta como a Nova Zelândia,Estados Unidos e há alguns poucos exemplares na África do Sul e no Chile.

Características dos vinhos da uva Pinot Noir

A Pinot Noir também elabora vinhos brancos, fazendo parte da composição doChampagne juntamente com a Pinot Meunier e a Chardonnay.
Como um clássico tinto da Borgonha, ela exibe aromas de cereja, framboesa, morangos, terra úmida e cogumelos, notas de couro e especiarias, quando maduro, e nuances de tosta, se for amadurecido em carvalho.
Quando cultivada em regiões quentes perde suas características sutis e passa a transmitir aromas exuberantes de fruta vermelha madura ou de geleia, deixando de lado a elegância.

Dicas de harmonização com os vinhos da Pinot Noir

Por ser um tinto leve, sua versatilidade possibilita a harmonização com carnes vermelhas de textura macia e pouca gordura, aves assadas ou ensopadas, vegetais cozidos, risotos, alguns peixes de sabor acentuado como atum e salmão e queijos de massa mole.
Pratos clássicos que acompanham um Pinot Noir são escargot à la bourguignonne e coq au vin. Outras combinações são: língua de boi ao vinho tinto, peito de pato em molho balsâmico, ensopado de galinha d´angola e cogumelos recheados.
No caso do Champagne, seja rosé ou branco, harmoniza com entradas frias, risoto de camarões e tartar de salmão fresco ou defumado.

Dicas de vinhos de Pinot Noir

Champagne Montaudon Brut - É possível sentir as borbulhas delicadas encherem a boca com muito sabor e elegância. Com sabor seco, textura cremosa e refrescante, de ótima persistência. Um legítimo champagne que conquistou 92 pontos Wine Spectator.
Bueno Bellavista State Pinot Noir 2012 – A Miolo se tornou o maior grupo vitivinícola do país e lança a linha Bueno, ao lado do famoso comentarista esportivo Galvão Bueno e sob assessoria do enólogo Michel Rolland. Redondo e frutado, este pinot noir é ótima companhia para um pato assado.
Trapiche Rocle Pinot Noir 2012 – Trapiche é ótima representante argentina, seus vinhos são sinônimo de diversidade e qualidade. A linha Roble consiste em vinhos amadurecidos, frutados e muito saborosos, como esse pinot noir, que é par perfeito com frango assado com batatas douradas.
FONTE: Sommelier Wine