15 de julho de 2014

Por Sommelier Wine, "Que uva é esta?" - Zinfandel


Série uvas – Zinfandel

A Zinfandel é uma uva muito produzida na Califórnia, onde é cultivada desde a metade do século XIX. Saiba um pouco mais sobre ela!
Essa uva tinta é a mesma que a variedade primitivo italiana, ambas originárias da Croácia. Usada na produção de bons tintos e brancos, ela chegou aos Estados Unidos vinda da Europa no século XIX, e imediatamente obteve sucesso na adaptação ao Novo Mundo, por ser uma casta dinâmica e versátil.
Hoje, a produção de Zinfandel é quase exclusiva da Califórnia, chegando a 11% do total dos vinhedos do Estado da costa oeste americana. Ainda que com pouca expressão, outros países também cultivam esta tinta, como Austrália, México e África do Sul.

Características dos Vinhos de Zinfandel

- Os zinfandéis podem ser tintos ou brancos “White Zinfandel”, ou seja, sua versão branca é quase rosé, com cor pálida, semelhante a topázio âmbar ligeiramente rosado.
- Os tintos podem carregar um grande teor alcoólico. Em sua maioria, são muito bem ajustados e balanceados, com taninos marcantes.
- O White Zinfandel, feito com a casca da uva tinta em um processo de retirada muito rápida, após serem esmagadas, é bem claro e límpido. Ele tem como característica a leveza, se apresenta ligeiramente adocicado e é bastante indicado para dias quentes.
- Seus vinhos, geralmente, apresentam aroma frutado, com notas de amora e framboesa. Nos mais maduros e envelhecidos em tonel, notas de baunilha e tabaco.

Dicas de Harmonização para os vinhos de Zinfandel

Os vinhos tintos da uva Zinfandel são boas companhias para diferentes carnes, como as vermelhas, porco e aves, preparados das mais diversas formas: grelhadas, cozidas ou assadas. Também acompanha bem queijos amarelos.
A versão branca (White Zinfandel) é muito boa para ser degustada fora das refeições e vai bem com uma grande variedade de pratos, desde entradas com frutos do mar, aves, molhos e cremes suaves, queijos suaves, comida asiática, salmão e atum, aperitivos e outros.

Vinhos da uva Zinfandel

Barefoot White Zinfandel - Com paladar adocicado e saboroso, Barefoot White Zinfandel expressa uma maneira descompromissada e divertida de produzir vinho. Leve e equilibrado, harmoniza com saladas e aperitivos.
Dancing Bull Zinfandel 2011 - Vinho encorpado, saboroso e macio em boca. É produzido em Sonoma, renomada região da Califórnia, Estados Unidos. Este tinto jovem e frutado é elaborado com a uva Zinfandel, ícone na região.
Barefoot Zinfandel - Macio, equilibrado, com notas de cravo e pimenta, este tinto expressa todo o encanto da uva ícone da Califórnia. Descomplicado, suave, com taninos macios e fácil de beber, é perfeito para um happy hour com os amigos.
Vinhedos na Califórnia (crédito da foto: Tania Pires)