7 de outubro de 2014

#OutubroRosa - Por que prédios estão iluminados?

#OutubroRosa

Conhecido como Outubro Rosa, ato lembra a luta do combate ao câncer de mama.

A luta para combater o câncer de mama, mal que assola milhares de mulheres, ganhou um reforço neste mês de outubro. Através de trabalhos de conscientização a respeito da importância do diagnóstico precoce, e de elevação da autoestima das mulheres, o chamado Outubro Rosa promove durante este mês uma série de atividades sobre o tema. Além de palestras, campanhas e conscientização, alguns elementos e recursos visuais são utilizados para chamar a atenção do público para a causa. Entre eles, a cor rosa, que é espalhada em lacinhos (a serem prendidos nas blusas), camisetas, faixas e prédios. Instalações de empresas e instituições públicas que apoiam a causa costumam iluminar seus prédios com a cor rosa. Em Santa Maria, essa prática já ocorre e iniciou desde o dia 1° de outubro.

O Planetário e o Arco de acesso à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) já foram iluminados com o tom. A Câmara de Vereadores de Santa Maria, desde o dia 1°, também já foi iluminada. A sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), na Rua Astrogildo de Azevedo, bem como as janelas da sede da prefeitura, no prédio da extinta SUCV, receberam luzes cor-de-rosa.

O movimento Outubro Rosa é uma campanha criada para conscientização que costuma ser realizada por diversos setores durante o mês de outubro. A campanha é dirigida à sociedade e às mulheres e trata da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Os primeiros sinais do movimento surgiram no ano de 1990, na primeira Corrida pela Cura realizada em Nova York (EUA). Somente em 1997 é que entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de outubro como o momento para as ações. Hoje o Outubro Rosa é realizado em vários lugares do mundo.

As primeiras iniciativas

A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa foi a iluminação do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo, capital, no dia 2 de outubro de 2002. Essa iniciativa partiu de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa que iluminaram de rosa o Obelisco do Ibirapuera em alusão ao Outubro Rosa.

Em outubro de 2008, diversas entidades relacionadas ao câncer de mama iluminaram de rosa monumentos e prédios em suas respectivas cidades, o que também aconteceu em Porto Alegre. Desde então, diversas cidades gaúchas promovem a iluminação de prédios como um sinal da luta contra o câncer de mama e a reivindicação de políticas para prevenção e conscientização.

Basílica Medianeira - Santa Maria - RS.
Planetário - UFSM - Santa Maria - RS
Sede do Executivo - Santa Maria - RS
Congresso Nacional - Brasília.

Cristo Redentor - Rio de Janeiro - RJ.