25 de fevereiro de 2015

França aposta em mercados sem embalagem

Sucesso na Alemanha, a ideia de venda a granel ganha cada vez mais adeptos na Europa

França aposta em mercados sem embalagem
O Day by Day aposta na ideia de produzir menos lixo e vendar mais, por um preço mais barato
Eles lembram, e muito os antigos armazéns de alimentos e produtos, e não é a toa. Crescendo cada vez mais no mercado europeu, os mercados sem embalagem dominam também a França. Com quatro lojas inauguradas no país – em Lille, Montaigne, Versailles, Meudon -, o Day by Day surgiu como uma opção para a venda de massas, arroz, frutas, doces e especiarias.
Disponibilizados em prateleiras, os produtos são vendidos a granel e o cliente deve levar sua própria embalagem. A criadora do mercado francês, Alice Bigorgne, se inspirou no livro “Lixo Zero”, para abrir a rede de supermercados. Assim como o Original Unverpackt, na Alemanha, o Day By Day resgata antigos hábitos de comprar apenas a quantidade que precisa, sem exageros ou excesso de plástico para embalar os produtos.
E além de contribuir para o meio ambiente, esse novo modelo de mercado ainda beneficia o bolso do consumidor, que pode pagar até 40% menos que um produto vendido em um supermercado comum.