1 de outubro de 2016

12 hábitos franceses que você pode adotar para a sua vida

Paris

01 – Educação e cordialidade

A educação e cordialidade sempre foram características do franceses e você já deve ter percebido isso. Nas cidades menores, esta característica é ainda mais marcante. O famoso “Bonjour” é sagrado mas o ato de cumprimentar a pessoa e olhá-la nos olhos é muito importante. Tudo é Bom dia!, Por favor, Obrigado, Até amanhã, etc.

02 – Valorize-se
Cuidar bem do corpo e da mente e sentir-se bem do jeito que você realmente é, sem exageros em relação a aparência física e mesmo no modo de se vestir.
Use as suas melhores roupas, seus melhores acessórios, as louças e taças que você têm, todas aquelas coisas que você sempre reserva para uma ocasião especial. Lembre-se que todo dia deve ser especial na sua vida! Não espere! Isso valoriza também as suas experiências no dia a dia.
Buscar a harmonia e viver com qualidade dentro de suas reais condições (inclusive financeiras)é uma realidade para o povo francês, que sabe lidar muito bem com o equilíbrio de todos esses ingredientes e ter uma vida tranquila.

03 – O seu tempo é sagrado
Quem faz o seu tempo na França é você, e o seu tempo é sagrado. Estender uma toalha no gramado de um parque para ler um livro, namorar ou simplesmente ficar observando as nuvens não é motivo para culpas. Não há dinheiro que pague o tempo que você reservou para a pessoa mais importante do mundo: você. Não existe aquela sensação de que estamos “perdendo tempo”.

04 – Estar em contato com a Natureza
A França é um prato cheio para quem gosta de atividades junto à Natureza. E o francês tem verdadeira paixão por atividades e esportes “outdoor” como alpinismo, caiaque, corrida, camping, esqui ou simplesmente fazer um pic-nic com a família. Em quase todas as regiões é possivel encontrar parques onde se pode praticar uma diversidade enorme de esportes e outras atividades em todas as estações do ano. Há trilhas de caminhada por todo o país, balizadas pela Fédération Française de la Randonnée Pedestre. Há trilhas na floresta, ao redor de lagos, ao redor de ilhas e as pessoas vão! Eles frequentam de verdade esses ambientes!

05 – Queijo nunca é demais
Principalmente no inverno encontramos diversos pratos com queijo além da fondue e raclette existem também tipos raros de queijos, como o Mont D’or ou Vacherin (nome suíço) que são exclusivos de uma área dessa região chamada Jura (França) e Vaud (Suíça). Seu processo de fabricação 100% artesanal começa em agosto e vai até março e os queijos são colocados à venda a partir de setembro até no máximo começo do mês de maio. Para mim, um dos melhores queijos – se você também é um amante de queijos tem que experimentar!

06 – Comer, mexer-se
Manger, bouger” é o slogan de uma das campanhas que promovem a saúde. Acho interessante porque é bem isso que vemos: eles comem bem e fazem exercícios físicos com frequência – é nesse momento que queimamos as calorias a mais vindas das delicias culinárias da França – mas o fato é que quase não se vê pessoas obesas na França e não tem como não entrar no ritmo!

07 – O vinho sagrado
Acompanhamento perfeito para os maravilhosos queijos e pratos franceses, o vinho, consumido com moderação é sagrado por aqui. Um cálice (só isso?) de vinho para acompanhar o jantar cai muito bem depois de um dia de trabalho.

08 – Qualidade na hora da alimentação
Alimentar-se adequadamente é um dos fatores responsáveis pela qualidade de vida na França. Temos disponíveis diversos estabelecimentos onde é possível comprar alimentos orgânicos (as lojas Bio) e também feiras com frutas, verduras e legumes diretos da fazenda. Se alimentar sem pressa, aproveitando este momento. O uso de celulares e outros eletrônicos nem sempre são bem-vindos à mesa.

09 – Soneca após o almoço zzzzzzzz
Aquela cochilada após o almoço faz toda a diferença por aqui. Especialmente nas cidades menores e pequenas vilas, as pessoas aproveitam, e muito, as duas horas de almoço para relaxar e voltar com mais energia para a segunda etapa de trabalho do dia.

10 – De bike ou carona?
Quem já esteve na França deve ter percebido que ter um carro não é prioridade por aqui, correto? Em grandes cidades como Paris é comum o transporte público no dia a dia de qualquer pessoa. Em cidades menores e pequenas vilas, onde o sistema de transporte urbano não é tão eficiente assim, as pessoas se locomovem de bicicleta ou de carona, caso a pessoa não tenha “pique” pra pedalar. É muito comum ver caroneiros homens, mulheres, sozinhos ou acompanhados e de diferentes faixas etárias.

11 – Sacolas retornáveis
Os franceses já se adaptaram muito bem aos “novos” bons hábitos de uma vida sustentável. Além da valorização de produtos orgânicos e locais, como comentei acima, eles também já praticamente aboliram as sacolinhas plásticas de supermercado. Aqui todo mundo leva sua sacola reutilizável ao supermercado, à feira e para fazer compras na rua. É comum ver alguém que esqueceu a sua sacola saindo do mercado com os produtos na mão.

12 – Tenha uma vida mais minimalista
Menos é mais, os franceses garantem. Quem consome muito tem menos espaço para guardar e organizar as coisas. Resultado: tudo vira uma bagunça. Eleja prioridades na sua vida: mantenha sua casa mais organizada, arrumada e aproveite para juntar dinheiro com coisas mais interessantes, como uma viagem para a França, por exemplo!